Vamos compartilhar idéias!?Não é necessário ter blog,apenas email para participar do Ateliêr Artes!


16 de dezembro de 2011

RECIPIENTES MULTIÚSO FEITOS COM SACOLAS PLÁSTICAS


Olá, olha só que máximo essa dica de reciclagem que encontrei na "Vila do Artesão"


E o melhor: muito simples de fazer.

Eu vou fazer! Colocarei fotos dos meus trabalhos logo, logo...

Bjos!





Essa dica de reciclagem é do tipo inesperado, acho que dificilmente alguém pensaria em fazer recipientes multiúso usando sacolas plásticas. A ideia inicial é de duas designers Sarah K e Liane Rossler que criaram seus objetos e apresentaram numa feira em Milão. Eu achei bem interessante a proposta e na tentativa e erro preparei esse passo a passo para vocês também reaproveitarem suas sacolinhas plásticas.

Tudo que precisamos é de sacolas plásticas coloridas, tesoura, um recipiente de vidro para servir de molde e um soprador ou um secador de cabelos de alta potência.

Para quem não sabe, o soprador é uma ferramenta usada para aplicar adesivos, trabalhar materiais térmicos e outras tarefas do gênero. Ele solta pelo bico um ar muito, muito quente com o qual podemos trabalhar nossas sacolinhas. Como o maridão tem um desses, eu me apropriei para fazer reciclagem, mas vocês podem usar um secador de cabelos se for de um modelo de alta potência e que tenha regulagem de quantidade de vento. Secadores comuns não funcionam, ok?



Eu separei para esse projeto algumas sacolas plásticas, o soprador do maridão e uma tesoura. 

Corte as alças e a base das sacolinhas, abra e divida em dois pedaços. Esse tamanho vai depender do recipiente de vidro que você vai usar como molde. Adapte os pedaços da sacola conforme o caso. 




Separe o recipiente de vidro escolhido e uma folha de plástico já cortada no tamanho certo. Eu optei por usar um copo de vidro. Lembre-se: o molde precisa ser de vidro.

Envolva o recipiente com a folha de plástico, ajuste bem. Se der você pode colocar as pontas de baixo do plástico para o lado de dentro do vidro ou então pode amarrar com linha para não sair do lugar.




Aplique o soprador bem no alto do recipiente. Use uma luva para proteger suas mãos do ar quente. Ao aplicar o calor o plástico começará a derreter. Siga movimentando o soprador ou o seu secador de cabelos. 

Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente. O plástico começará a tomar a forma do molde. Siga movimentando por todo os lados. Se aplicar o ar quente num único ponto, o plástico abrirá um buraco. 




Termine de aplicar o soprador na base do plástico. 

Observe como fica o plástico derretido. 




Cubra o molde com uma segunda camada de plástico. Ajuste bem como da primeira vez. 

Aplique o soprador novamente, exatamente como da primeira vez, começando pelo alto, depois descendo de cima para baixo. Ao terminar aguarde que esfrie bem. 




Desencaixe o recipiente de vidro de dentro do plástico derretido. O plástico esfria rápido e endurece imediatamente, assim essa etapa é muito fácil. Lembre apenas que o plástico está frio, mas o recipiente de vidro estará quente por mais tempo. Tome cuidado e espere esfriar totalmente. 

Corte as rebarbas da abertura usando sua tesoura. Se quiser um potinho mais baixo, use a tesoura também para acertar a altura desejada. 


Aí está, essa é a maneira de transformarmos sacolas plásticas de supermercado e de lojas em recipientes multiúso.

Observem abaixo os detalhes do plástico enrrugado. Tudo isso você pode obter manipulando o soprador ou o secador de cabelos.




Os formatos dos recipientes vão sempre depender do que for escolhido como molde, então abuse da criatividade.

DICA: se o plástico que você estiver usando nesse projeto for daqueles mais grossos, uma única camada será suficiente para seu recipiente. Mostrei o pap com duas camadas porque essas são sacolinhas finas de feira e precisam ganhar mais resistência. Por isso usei duas camadas.

Esses potes podem ser usados para muitas coisas: como organizador de gavetas, como embalagem para seus produtos artesanais, e por ser impermeável, pode conter água e terra, transformando-se em vasos para flores e mudas.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário :) e pela visita...
Thank you for your comment :) and for the visit.
Merci pour votre commentaire :) et pour la visite...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...